quinta-feira, 16 de junho de 2011

EcoAlert: Misteriosa Infecção ataca Vítimas de Tornado

 

image

 

Várias pessoas que ficaram feridas quando um tornado devastou Joplin, Missouri, no mês passado apresentaram uma incomum infecção mortal por um fungo conhecido como nfection, que se acredita ser mucormicose, e é mais comumente encontrado no solo e na madeira. Pelo menos três já morreram, embora as autoridades de saúde pública, disseram na sexta-feira que nenhuma ligação entre a infecção e as mortes foi determinada.
"É uma infecção muito agressiva e grave", disse o Dr. Benjamin Park, chefe da equipe de epidemiologia  do CDC Doenças micóticas. "Também é muito raro."
Oito vítimas do furacão ficaram doentes em decorrência da infecção misteriosa, e cada um tinha "ferimentos múltiplos e infecções secundárias de feridas", disse Jacqueline Lapine, um porta-voz do Departamento  de Saúde e Serviços Senior de Missouri. Citando regras de confidencialidade, os funcionários se recusaram a discutir o tratamento ou condição dos pacientes.
Mucormicose entra no corpo, quer através de um ferimento ou quando a vítima respira esporos, disseram autoridades. Aqueles que têm o sistema imunológico enfraquecido têm uma taxa de mortalidade de até 90 por cento. Outras pessoas em risco sao aqueles com diabetes ou câncer e vítimas de queimaduras.
Na sexta-feira, o escritório do legista do Condado de Jasper, disse que 151 pessoas morreram no tornado de 22  maio . É a revisão dos relatórios de morte adicionais que vêm de hospitais onde as vítimas do furacão haviam sido atendidas.
Mesmo antes de o número de mortos ser atualizado ja se falava que este tornado foi o mais mortífero nos Estados Unidos
Autoridades de saúde disseram que não tinham conhecimento de outros casos de mucormicose decorrentes da série de tornados que atingiu o Centro-Oeste e do Sul na Primavera deste ano, matando centenas de pessoas e ferindo milhares.
"Embora esta seja uma infecção que ocorre naturalmente,  é muito raro" ver uma contaminacao a este nivel, disse Park.
Disseram autoridades de saúde e hospitais disseram que veem não mais do que um caso ou dois de mucormicose cada ano. Eles pediram que as vítimas do furacão de Joplin que têm feridas que não conseguiram curar corretamente procurem um médico imediatamente. Ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. (Sera? em se tratando de fungos,..)
Mucormicose e similares infecções fúngicas que entram na pele através de feridas de punção geralmente podem ser prevenidas, uma vez que a ferida é desinfectada em um hospital, disseram autoridades de saúde.

O Galaxy Daily via nytimes.com

Nenhum comentário: