terça-feira, 3 de julho de 2012

Tempestade Solar em 04/julho…

O sol enviou um flare poderoso o suficiente para perturbar as comunicações de rádio sobre a Europa hoje, juntamente com uma erupção de partículas eletricamente carregadas que poderia varrer o campo magnético da Terra no dia quarto de julho, com um show de auroras boreais..
O flare solar de classe M5.6  , visto pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA as 06:52 ET (10:52 GMT), foi quase poderoso o suficiente para passar da categoria M de classe média a um evento classe X-extremo, disse Tony Phillips do SpaceWeather.com . "Um pulso de raios-X e radiação ultravioleta foi observado iluminando a atmosfera superior da Terra, produzindo ondas de ionização pela Europa", escreveu ele.
Tais ondas podem provocar rajadas de estática de rádio, como registrado por Rob Stammes na Noruega e observou o Centro de Serviço Nacional de Meteorologia e Previsão de Clima Espacial. "Tempestades de rádio, apagão foram observados nas últimas 24 horas".
SpaceWeather.com diz que a erupção solar jogou fora uma ejeção de massa coronal, ou CME - não diretamente para a Terra, mas em direção ao sul celeste.

No vídeo acima, você pode ver o material solar em atividade, na região conhecida como manchas solares enormes AR 1515.
Phillips escreve que a "nuvem sul  poderia desferir um golpe  na magnetosfera do planeta em 04 de julho ou 5". No entanto, o  Centro de Previsão de Tempo Espacial diz que a CME "não deverá perturbar o campo durante o período da previsão."
O sol está no meio de uma recuperação do seu ciclo de atividade de 11 anos, indo em direção a no máximo esperado em 2013. Neste momento, existem cinco regiões de manchas solares voltadas para a Terra, e duas delas - 1513 e 1515 - são considerados capazes de enviar  flares de Classe M. Tais crises são geralmente associadas com a perturbação moderada na comunicação de rádio  e sistemas de navegação. Quanto a CME de hoje, o efeito mais provável é que sejam intensificadas exibições de luzes do norte e do sul.

Traduzido por Sutil Tremt

fonte: http://cosmiclog.msnbc.msn.com/

Nenhum comentário: