11 de Outubro, 2011
Uma erupção vulcânica submarina ao largo das Canárias levou o Governo do arquipélago a decretar a evacuação da população de La Restinga, uma localidade portuária.
Desde Julho que na ilha de El Hierro se registraram quase 10 mil sismos, tendo o mais forte tido lugar no sábado passado (4,3 na escala de Richter). Um dia depois, na segunda-feira, teria início uma erupção vulcânica, explica-se no El País.
O vulcão submarino que entrou em actividade fica a cerca de cinco quilómetros da costa e, se até à data nenhuma erupção ofereceu perigo, neste momento a falta de fluidez na saída do magma levou a que a protecção civil decretasse a evacuação.
De acordo com o vulcanólogo Juan Carlos Molinas, que se encontra entre o grupo de peritos que estão a monitorizar a situação, a evacuação é uma medida preventiva, necessária devido ao «aumento do tremor vulcânico».
Ainda que este movimento seja característico das erupções vulcânicas submarinas, fontes do Instituto Geográfico Espanhol explicam que a sua crescente intensidade pode indicar que o magma esteja a procurar outra saída e que, em consequência, uma nova boca do vulcão surja mais perto da costa.
A acontecer, esta situação pode gerar perturbações marítimas e explosões.
fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=30665
Nenhum comentário:
Postar um comentário