sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Distinguir a verdade da mentira

Concepção artística do planeta Nibiru ou X. Planeta

image

Depois de muito pesquisar e’ possível encontrar a verdade!
O Renomado astrofísico Carl Sagan certa vez descreveu um "kit de detecção de mentiras" - um conjunto de ferramentas que os pensadores céticos usam para investigar qualquer novo conceito. Algumas das principais ferramentas incluem uma desconfiança saudável de informações que não são verificadas de forma independente, avaliar criticamente uma idéia ao invés de tornar-se irracionalmente ligado a ela simplesmente porque é intrigante, e uma preferência por explicações simples sobre os  especulações descontroladas.
A obsessão pelo planeta Nibiru, que os teóricos da conspiração dizem que é um planeta girando na periferia de nosso sistema solar que vai colidir com a Terra e acabar com a humanidade em 2012 - ou, em algumas opiniões, 2011 - mostra que um impressionante número de pessoas "estão assistindo vídeos do YouTube e visitando websites sem nada em seu Kit de detecção de mentiras ", nas palavras de David Morrison, um astrônomo planetário da NASA Ames Research Center e cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA.
Morrison estima que existem 2 milhões de sites discutindo a colisão iminente de Nibiru com a Terra . Ele recebe, em média, cinco inquéritos via e-mail sobre Nibiru todos os dias.
"Pelo menos uma vez por semana eu recebo uma mensagem de um jovem de  11 anos - que diz que eles estão doentes e / ou pensando em suicídio por causa do dia do juízo final que vem"

Qual é a origem deste pânico em massa sobre Nibiru, que os astrônomos dizem que não existe?


A origem suspeita
A idéia de que o juízo final será resultado de uma colisão planetária foi proposto pela primeira vez em 1995 por Nancy Lieder, que se auto-denomina "contatado". Lieder afirma que ela tem a capacidade de receber mensagens por meio de um implante em seu cérebro de extraterrestres no sistema estrela Zeta Reticuli. Em seu site, ZetaTalk, ela afirmou que ela foi escolhida para advertir a humanidade de uma colisão iminente planetária que acabaria com a humanidade em Maio de 2003. (Quando  tal evento cataclísmico não ocorreu, os seguidores de Lieder escolheram 2012 como nova data para a colisão de Nibiru, que coincide perfeitamente com as profecias do fim do mundo o focado no fim do calendário maia.)


Lieder originalmente chamou o portador da desgraça "Planeta X, e depois ligado a um planeta que foi levantada a hipótese de existir por um escritor chamado Zecharia Sitchin em seu livro "O 12 º Planeta" (Harper 1976). De acordo com Sitchin (1920-2010), os sumérios antigos escreveram sobre um planeta gigante chamado Nibiru - o "décimo segundo planeta" no sistema solar, depois os outros planetas (incluindo Plutão), o sol e a lua - que tem uma órbita longa oscilando perto da Terra a cada 3.600 anos e que  Os seres humanos realmente teriam sido criados pelos habitantes de  Nibiru, ele disse que o planeta Terra teria sido colonizado  durante um sobrevôo anterior.
Historiadores e estudiosos de linguagem dizer que Stitchin mal traduz textos antigos muito grosseiramente . Os sumérios, de fato, acreditavam em uma cosmologia que envolve os planetas, mas eles achavam que havia cinco planetas, e não 12, e eles não acreditavam que os humanos pularam para a Terra de um lugar chamado Nibiru. Além disso, os astrônomos têm apontado que uma órbita planetária como  Sitchin  propôs para Nibiru é impossível: Nenhum corpo celeste poderia manter uma órbita estável, oscilando através do sistema solar interior a cada 3.600 anos e mantém-lo para além de Plutão o resto do tempo. O corpo seria rapidamente sugado ou empurrado para fora.
No entanto, os livros de Sitchin foram traduzidos para 25 idiomas e vendeu milhões de cópias no mundo todo. 

E isso nao e’ difícil de entender vendo que o ser humano busca respostas sempre na fantasia e nao na realidade.

Teoria Lieder de colisão planetária adotou o nome de Nibiru para nemesis planetário da Terra. Muitas pessoas que acreditam que o dia do juízo final ocorrerá quando o calendário maia termina em 2012 adotaram profecia Lieder de colisão com Nibiru como o cataclismo que vai nos levar para esse fim.


Falta planeta
O maior elo perdido na profecia do Juízo Final está Nibiru. Porque nenhum planeta gigante  foi encontrado no sistema solar exterior para desempenhar o papel de Nibiru, alguns teóricos da conspiração decidiram que um cometa pequeno chamado Elenin "href =" / cms/articles/11617-comet-elenin-wimpy-solar -sistema "> cometa chamado Elenin (que vai passar mais próximo da Terra em outubro de 2011) é realmente Nibiru. Mesmo assim, porém, dizem os cientistas Elenin virá a uma distância de 100 vezes mais distante do que a distância da Terra à lua.

"O fato é que essas pessoas estão constantemente a mudar a sua história", Morrison escreveu em um e-mail. "Para alguns que , Nibiru não é mais o deus sumério ou planeta que é suposto estar de volta à Terra no final de 2012. Tornou-se um chavão para quase qualquer catástrofe cósmica".
Rumores na Internet sobre Elenin começaram a se espalhar no início deste ano. Ele foi acusado de mudar o eixo da Terra de 3 graus em fevereiro, precipitando o terremoto do Chile, em seguida, deslocando o pólo ainda mais para desencadear o terremoto no Japão em março. "Ignorando as placas tectônicas como a causa dos terremotos, eles sugerem que o cometa exerceu forte efeito gravitacional ou eletromagnético em nosso planeta",

Quando os cientistas apontam que o cometa é uma bola de 3 milhas de largura simples de gelo sem campo magnético e que não vai mesmo passar muito perto da Terra - e que as placas tectônicas,e não os cometas, causam terremotos  - começaram a circular rumores de que NASA estava ocultando informações sobre Elenin.
"Ironicamente, a natureza discreta deste cometa joga em algumas das teorias da conspiração", Morrison ressaltou. "Para as pessoas que estão convencidos de que o cometa foi a causa dos terremotos dizem que isso prova que Elenin não é um cometa em tudo, mas muito mais maciço e perigoso intruso,". Teóricos da conspiração começaram a especular que o cometa é Nibiru disfarçado  essa então e’ ótima.- um planeta ou até mesmo uma estrela anã marrom enorme.
Na verdade Elenin é um cometa  tem visíveis "coma", ou núcleo, e uma longa cauda feita de vaporização de gelo. [Qual é a diferença entre um asteróide e um cometa?]
Se fosse uma anã marrom ", não teria um coma ou cauda, ​​porque o gás não pode escapar de um objeto com gravidade considerável. Além disso, se fosse maciça estaríamos vendo sua influência gravitacional sobre as órbitas dos planetas, especialmente a Terra e Marte, mas não há nenhuma mudança nessas órbitas. "Finalmente, se fosse uma anã marrom, teria sido facilmente detectada em várias pesquisas anteriores astronômicas, incluindo a missão WISE recente com infravermelho, mesmo quando ele ainda estava no Sistema Solar exterior", dizem os astrônomos inclusive os amadores.
O fato de que o cometa não está vindo em nossa direção é esquecido pelos teóricos da conspiração mais, enquanto outros dizem que seu caminho vai mudar. "[Alguns] websites sugerem que o cometa é acompanhada por um OVNI gigante, que controla a sua órbita", na verdade, quem se importa se Elenin não parece estar indo na nossa direção – todos parecem querer que ele venha aqui .
Distinguir a verdade da mentira
Morrison deu alguns conselhos para aqueles que estão interessados ​​em astronomia ou estão preocupados com colisões iminentes.

Além disso, "nem todos que fazem vídeos no YouTube  são um cientista ou um funcionário da NASA. Mas não há nenhuma maneira simples de distinguir a verdade da mentira."
As conspirações sobre Nibiru estão tão absurdas  que eu me pergunto se os seus fornecedores acreditar nelas. Porque muitos sites vendem livros Nibiru, fitas e até mesmo "kits de sobrevivência", eles estão propositadamente aproveitando de pessoas que não são capazes de distinguir fontes credíveis de fontes malucas. "Este é um problema especialmente para os jovens, que estão perdendo a direção de suas vidas.

http://www.space.com/11731-finding-castaway-planets-nibiru.html

Godrow

Nenhum comentário: