segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Deus existe? – As Grandes Perguntas

Será que Deus existe? A resposta a esta pergunta fundamental é um pré-requisito para responder às outras grandes perguntas da vida: De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual é o nosso propósito? Temos valor intrínseco? O que acontece depois que morremos? A questão sobre a existência de Deus é fundamental.

image

Deus existe? - Uma Questão filosófica
Antes de fazermos a pergunta "Deus existe?", primeiro temos que lidar com nossas predisposições filosóficas. Se, por exemplo, já estou dedicado à ideia filosófica de que nada pode existir fora do reino natural (ou seja, um Deus sobrenatural não pode existir), nenhuma quantidade de provas poderia me convencer do contrário. A pergunta "Deus existe?" seria inútil. Minha resposta seria: "Não, Ele não existe", independentemente de se Deus realmente existe ou não. Seria impossível responder a essa pergunta do ponto de vista probatório, simplesmente porque qualquer coisa que Deus possa ter feito (ou seja, qualquer ato sobrenatural que possa servir como prova de Sua existência) teria que ser explicado em termos de causas naturais, não porque saibamos quais poderiam ser as causas naturais, mas simplesmente porque um Deus sobrenatural pode existir!
Dr. Richard Lewontin, professor de Zoologia da Universidade de Harvard, explicou assim: "Não é que os métodos e instituições da ciência de algum modo nos compelem a aceitar uma explicação material do mundo fenomenal, mas, pelo contrário, que somos forçados pela nossa adesão anterior às causas materiais a criar um aparato de investigação e um conjunto de conceitos que produzam explicações materiais, não importa o quão contra-intuitivo, não importa o quão incompreensível isso seja. Além disso, que o materialismo seja absoluto, pois não podemos permitir um Pé Divino na porta" (Richard Lewontin, "Billions and Billions of Demons", New York Review of Books, 9 de janeiro de 1997, p. 28).
Se, por outro lado, eu fosse neutro, e não já tivesse uma "adesão anterior" a uma cosmovisão particular (seja essa naturalista ou não), a pergunta "Será que Deus realmente existe?" não seria inútil de forma alguma. Ao invés, seria o primeiro passo para uma pesquisa objetiva e significativa para a verdade suprema. A nossa disposição a fazer a pergunta com uma mente aberta é fundamental para nossa capacidade de descobrir a verdade por trás da resposta. Então, em primeiro lugar, antes mesmo de fazer a pergunta, decida se você está realmente disposto a aceitar a resposta.

Deus existe? - Coisas para Considerar
Assim que estiver pronto para fazer a pergunta "Deus existe?", aqui estão algumas observações a serem consideradas quando você começar sua busca por uma resposta objetiva:

  • As descobertas na astronomia têm demonstrado sem qualquer dúvida que o universo, de fato, teve um começo. Houve um momento único de criação.
  • Avanços na biologia molecular têm revelado enormes quantidades de informação codificada em cada célula viva, e os biólogos moleculares têm descoberto milhares e milhares de máquinas primorosamente projetadas a nível molecular. Informação requer inteligência e design requer um designer.
  • Bioquímicos e matemáticos calcularam as chances da vida ter se originado de não-vida naturalmente através de processos não inteligentes. As probabilidades são astronomicamente pequenas. Na verdade, os cientistas ainda não têm nem certeza se a vida poderia ter evoluído naturalmente através de processos não inteligentes. Se a vida não surgiu por acaso, como ela surgiu?
  • O universo é ordenado por leis naturais. De onde é que estas leis vieram e qual o seu propósito?
  • Os filósofos concordam que um Legislador transcendente é a única explicação plausível para um padrão moral objetivo. Então, pergunte-se se você acredita em certo e errado e em seguida pergunte-se por quê. Quem lhe deu a sua consciência? Por que ela existe?
  • Pessoas de qualquer raça, credo, cor e cultura, homens e mulheres, jovens e velhos, sábios e tolos, do educado ao ignorante, têm pessoalmente experimentado algo de sobrenatural. Então o que devemos fazer com essas narrativas prodigiosas da cura divina, revelação profética, oração respondida e outros fenômenos milagrosos? Ignorância e imaginação com certeza podem ter desempenhado um papel, mas há algo mais?

Se a sua curiosidade foi despertada e você deseja investigar mais sobre o assunto, recomendo que você considere a variedade dos supostos livros sagrados que existem no mundo. Se Deus existe, Ele tem Se revelado? E se Ele tem se revelado, com certeza Ele existe...

fonte: http://www.allaboutphilosophy.org/

Nenhum comentário: