quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grande e estranho deslizamento de terra nos USA.

image

As cidades em todo os EUA têm lidado com desastres naturais nesta primavera em movimento , furacões a enchentes.
No norte de Nova York e Vermont, o desastre se desenvolveu lentamente. Semanas de chuvas torrenciais, o Lago glutted Champlain, inundando centenas de quilômetros de litoral.
Agora, na pequena cidade de  Keene Valley, NY, a água  provocou um enorme deslizamento de terra que está destruindo lentamente um bairro.
'Maior deslizamento de terra na História do Estado'
O Supervisor da Cidade Bill Ferebee caminha ao longo de uma estrada de cascalho, passando por cima de fissuras grandes.
"Isso tudo, essa área acaba de cair", diz ele.
Ele está aqui para inspecionar uma das dezenas de casas empoleiradas em Little Porter Mountain. Parece que alguém pegou toda a estrutura e deu-lhe um toque feroz.
"Você pode ver aqui como a casa tem levantado", diz ele. "Isso aconteceu  nos últimos três dias. Assim, a casa é derrubada para a frente."
A casa é propriedade de Pam Machhold, que está em sua calçada, de braços cruzados. Algumas semanas atrás, ela diz, o imóvel foi avaliado em mais de US $ 600.000.
"Não há nada que possamos fazer", diz ela. "Esta’ condenado. A casa tem que ser demolida, porque vai colapsar sobre si mesma. A casa está desaparecendo e a propriedade é absolutamente inútil."
Se eu não estivesse tão envolvido emocionalmente, se meu coração não estivesse tão quebrado agora, esta seria uma situação fascinante.
- Caridade Marlatt
Perto dali, um fluxo de ondas com água. Nas Montanhas Adirondack, Nova York vi neve no inverno passado.

No Estado de Nova York  o geólogo Andrew Kozlowski diz que centenas de milhares de toneladas de rocha e terra foram desestabilizadas.
"A área que está em movimento, que é afetada, é de 82 hectares", diz ele. "Oitenta e dois hectares de massa de terra do lado da montanha está movendo fisicamente. É o maior fenomeno na história do estado."
Mais casas e empresas estao se movendo junto com o terreno, escorrendo lentamente, Kozlowski diz, não mais do que três metros por dia. Mas ele é tão grande que os cientistas têm chegado de todo o país para estudar.
"Nós ainda temos muito pouco em termos de informações de subsuperfície para entender a profundidade e a extensão real no solo da dimensao deste evento ", disse Kozlowski.
Coleta de dados foi boa, difícil, em parte porque o terreno é extremamente traiçoeiro, com a derrubada de árvores e pedras soltas.
"E definitivamente chama a sua atenção quando você ouve o rachar dos troncos como uma massa", diz Kozlowski. "O som de pedras caindo .

No final da estrada, um caminhão está se afastando da outra casa ameaçada, a casa de recuperação de móveis de propriedade de Marlatt. Sua casa fica situada na parte superior do barranco, a metade da fundação esta' exposta.
Marlatt diz que ela estava no jardim e percebeu pela primeira vez que algo grande estava acontecendo, quando notou uma pequena rachadura no gramado", diz ela.
Marlatt foi forçada a evacuar e agora ela e o marido estão tentando encontrar um engenheiro que possa levantar sua casa e puxe-a para trás do limiar.
Mas odeslizamento continua crescendo e Marlatt diz que o solo ainda está tão saturado que eles têm que esperar.
"Se eu não estivesse tão envolvido emocionalmente, se meu coração não estivesse tão quebrado agora, esta seria uma situação fascinante", diz ela. "Porque eu aprendi mais sobre a geologia do que eu,poderia imaginar".
Os cientistas dizem que não tenho a menor idéia quando Little Porter Mountain vai parar de se mover ou quanto o bairro sera’ varrido antes deste desastre em slow-motion .

OUTRAS RACHADURAS NO PLANETA

 

image image

                   AFRICA                                                                     PERU

 

image image image

                  MEXICO                                                                        BRASIL                                               AFEGANISTAO

 

 

Technorati Marcas:

Nenhum comentário: